MDF ou MDP: qual material é melhor para seus móveis planejados?

É comum que nossos clientes tenham dúvida na hora de comprar seus móveis planejados, já parou para pensar qual a melhor matéria-prima? Conhece a diferença entre um móvel feito em MDF ou MDP? E quando é mais indicado utilizar um ou outro? Ou os dois? 

Vamos te dar os detalhes sobre suas características e aplicações, nossos projetistas indicarão o melhor uso destes materiais ao desenvolver o projeto de seus móveis planejados.

O que são e as diferenças entre MDF e MDP

O Medium Density Fiberboard (MDF) e o Medium Density Particleboard (MDP) são feitos a partir das mesmas espécies de árvores: pinus e eucaliptos. A diferença principal está na composição dos dois, já que o MDF é composto por fibras da madeira e o MDP por partículas da matéria-prima.

O arranjo dos materiais também acontece de forma distinta: enquanto o MDF é feito por apenas uma camada homogênea, o MDP é constituído por três partes de chips ou cavacos da madeira, onde os dois extremos são mais finos e o miolo é mais espesso.

Como escolher o material mais adequado

A diferença na composição determinam algumas características importantes de ambos os materiais, suas particularidades podem definir a funcionalidade final do móvel e por isso elas devem ser consideradas na hora de escolher qual é o material mais adequado para o seu projeto.

O MDF é mais maleável, permite uso de recortes e usinagem, por isso é recomendável que ele seja o escolhido para os móveis mais criativos que necessitam que a placa tenha maior flexibilidade e cortes especiais. Normalmente é ele que compõe os móveis com acabamentos arredondados e baixo-relevo. O MDF é mais recomendado para a parte externa dos móveis, já que ele permite a realização de acabamentos diferenciados e modernos, o que resulta em uma boa valorização da peça.

O MDP é mais leve e fácil de manusear, tem propriedades mecânicas superiores, não empena ao longo do tempo como o MDF, maior resistência na fixação de parafusos, possui limitações no quesito plasticidade, mas pode ser considerado mais resistente. Desse modo, ele é mais utilizado na confecção de móveis em linha reta e na construção de móveis e peças que necessitem de uma maior sustentação. Ideal para peças que sustentam muito peso e parte interna dos móveis como gavetas e prateleiras.
Outra grande vantagem do MDP é que ele não é tão sensível a umidade como o MDF, sendo mais adequado para o mobiliário dos chamados cômodos frios: a cozinha, o banheiro e a área de serviço.

As principais características de cada material

MDF

O MDF é praticamente equivalente à madeira no que se refere às possibilidades de trabalho com a matéria-prima. Com superfícies grandes e homogêneas, o material permite cortes em qualquer sentido e possui um toque liso e uniforme, suporta muito bem a aplicação de qualquer tipo de revestimento e acabamento.

Principais vantagens:

  • recebe cortes em qualquer sentido e permite usinagem;
  • suas fibras possibilitam trabalhos muito precisos, o que facilita o acabamento;
  • apresenta muita resistência à temperatura.

MDP

Muito indicado para a fabricação de móveis em linha reta, o MDP é considerado o painel de madeira industrializada mais consumido no mundo. Ele faz parte de uma nova geração de painéis de densidade, sendo totalmente superior aos feitos antigamente, como o conhecido compensado.

Com a capacidade de suportar mais peso em relação ao MDF, o MDP é mais adequado para a fabricação de portas, prateleiras, divisórias, bases, gavetas, entre outros mobiliários em linha reta.

Principais vantagens:

  • suporta mais peso;
  • menor absorção de umidade;
  • é mais econômico;
  • não empena ao longo do tempo como o MDF;
  • possui maior resistência à fixação de parafusos.

Aproveite melhor as características de cada material

Antes de tudo, é preciso ter em mente o local onde o móvel planejado será colocado e o tipo de acabamento que ele deverá receber. Isso é importantíssimo para manter a qualidade e a beleza do seu mobiliário, fazendo com que o resultado final seja um móvel refinado, bonito e resistente.

Saber onde aplicar MDF ou MDP é essencial para construir peças de qualidade, que possam atender aos gostos mais exigentes. Nossos projetistas podem te orientar na melhor solução para seus móveis planejados, desenvolvemos um projeto personalizado sem custos, solicite um orçamento sem compromisso, mande sua planta.

Rolar para cima
Precisa de ajuda?